Not√≠cia » ESTADO ACENA PARA CONV√äNIO COM MUNIC√ćPIOS, SEM REPASSE FINANCEIRO.
ESTADO ACENA PARA CONV√äNIO COM MUNIC√ćPIOS, SEM REPASSE FINANCEIRO.
Prefeitos pressionam e pedem providências para manutenção de estrada ERS-422.

A falta de manuten√ß√£o na estrada que liga Ven√Ęncio Aires a Barros Cassal, passando por Boqueir√£o do Le√£o e interior de Gramado Xavier, tem mobilizado usu√°rios e autoridades locais. Na tarde de quarta-feira, 3, prefeitos estiveram no gabinete da Secretaria Estadual de Log√≠stica e Transportes, do titular Juvir Costella. A audi√™ncia foi marcada pelo prefeito de Boqueir√£o do Le√£o, Paulo Joel Ferreira (MDB), na semana passada.
Grupo de usu√°rios da estrada realizou no dia 24, um bloqueio em Tr√™s L√©guas. O protesto para chamar aten√ß√£o dos respons√°veis pela rodovia n√£o pavimentada repetiu-se na tarde do encontro entre representantes locais e governo do estado em Porto Alegre. O secret√°rio Costella sugeriu que seja firmado termo de coopera√ß√£o t√©cnica, para manuten√ß√£o da ERS-422. Segundo ele, pela atual situa√ß√£o em que se encontra o Estado, n√£o √† como provisionar recursos financeiros para os munic√≠pios. ‚ÄúN√£o podemos nos comprometer nesse momento, o que podemos fazer √© um termo de conv√™nio t√©cnico onde os munic√≠pios assumem de in√≠cio a manuten√ß√£o da estrada‚ÄĚ, ressalta.
Os √ļltimos trabalhos de conserva√ß√£o feitos pelo Departamento Aut√īnomo de Estradas de Rodagem (Daer) aconteceram no inverno de 2017. Foram servi√ßos de patrolamento, limpeza e reparos nos drenos e ro√ßada da vegeta√ß√£o.

PAPEL DO ESTADO.

O chefe do Executivo de Boqueir√£o do Le√£o, Paulo Joel Ferreira (MDB), critica da omiss√£o do Estado. ‚ÄúCada vez mais assumimos fun√ß√Ķes do governo estadual. Na sa√ļde atrasam repasses e n√≥s n√£o podemos deixar a popula√ß√£o esperando‚ÄĚ, destaca. Conforme Ferreira, os munic√≠pios tamb√©m d√£o suporte em outras √°reas, como seguran√ßa p√ļblica e estradas estaduais, papel que seria do Estado.
Lembra que tem realizado o patrolamento do trecho da ERS-422 que compreende Alto Boqueir√£o at√© 4 L√©guas. ‚ÄúA popula√ß√£o n√£o tem culpa, s√£o moradores deste munic√≠pio que tamb√©m precisam escoar a produ√ß√£o agr√≠cola e trafegar pela estrada‚ÄĚ, justifica.
Al√©m de Ferreira, participaram da audi√™ncia: Robson Klaus, vereador de Boqueir√£o do Le√£o; Jeferson Frozza, prefeito em exerc√≠cio de Gramado Xavier; Ad√£o Reginei Camargo, prefeito de Barros Cassal; Giovane Wickert, prefeito de Ven√Ęncio Aires; Edson Brum, deputado estadual do MDB; e outras autoridades regionais, e tamb√©m o organizador dos movimentos Gilnei Pesqueira.

SITUAÇÃO DA ERS-422.

De Ven√Ęncio Aires at√© Quatro L√©guas, em Boqueir√£o do Le√£o, s√£o 67,92 quil√īmetros pela ERS-422. Deste total, est√£o pavimentados 13,7 quil√īmetros entre Ven√Ęncio e a localidade de Linha Brasil e 7,05 quil√īmetros entre Boqueir√£o e o entroncamento com a ERS-421, que vai para S√©rio. Da localidade de Quatro L√©guas at√© o entroncamento com a RSC-153 s√£o 27,30 quil√īmetros sem pavimenta√ß√£o.

Fonte: Gabinete do Prefeito • Publicada em 08/04/2019, 08:08:59