Noticia » Programa de Turismo Rural do Senar.
O módulo III do Programa de Turismo Rural do Senar ministrado essa semana em Boqueirão do Leão trouxe novidades. Os alunos do curso ‘A Acolhida no Meio Rural’ receberam a visita do empresário Jefferson Théo Machado, da Up Aventuras, empresa santacruzense que atua no segmento de turismo de aventura.
Segundo o empresário, a Up opera atividades de trekking (caminhada), rapel e pêndulo em diferentes cidades da região para um público vindo da região metropolitana do Estado, de Santa Maria e também dos Vales e está a procura de novos destinos. O grupo acompanhou o empreendedor em visita ao Perau da Nega e Gamelão, onde fizeram trilhas e ele deu sua opinião sobre os atrativos: “Sensacional. Está tudo pronto, é só trabalhar”.
A turismóloga e instrutora do Senar, Claudiana Y Castro, que intermediou a vinda da Up, comentou a respeito da importância de trabalhar o turismo de maneira formal. “Precisamos ter um olhar cada vez mais profissional sobre o turismo, por isso chamamos a Up Aventuras”, que além das atividades com profissionais capacitados em cursos de condução e primeiros socorros, oferece seguro.
“A partir da visita, foi formatado um pequeno roteiro de atividades de aventura para os alunos que acontecerá no final de outubro e envolverá outras pessoas e locais da comunidade e que servirá como um ‘teste’ para a empresa”, contou a turismóloga do G8, Diuly Mähler. Segundo ela, a visita de Jefferson possibilitou aos alunos tirarem dúvidas sobre o segmento, as atividades, e perceberem que este não exige grandes investimentos em infraestrutura. “O público da aventura não se importa com um acesso sem asfalto, com um atrativo natural sem infraestrutura porque é a natureza que ele busca e quanto mais natural, melhor. Mas ele quer uma boa comida, um bom hotel, e isso nós temos. Precisamos organizar, cuidar e profissionalizar o que temos”, enfatizou.

Módulo III
Além das aulas teóricas, os alunos planejaram e confeccionaram placas indicativas para um das propriedades participantes do curso e fizeram o recolhimento de lixo nos atrativos que foram visitados.
O próximo módulo, ‘Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas’, será agendado para novembro.

Fonte: www.cipaeg8.com.br • Publicada em 17/09/2013, 01:32:25
Calendário 2014: