Notícia » SAÚDE DO HOMEM É TEMA DE EVENTO
SAÚDE DO HOMEM É TEMA DE EVENTO

Cerca de 220 pessoas participaram da ação
.
A Secretaria de Saúde mobilizou o público masculino na segunda-feira, 19. Cerca de 220 pessoas participaram de evento marcando o Dia Internacional do Homem. A feira de atividades foi realizada no salão do grupo Alegria de Viver.
“O objetivo foi de sensibilizar a população para os cuidados com a saúde e, especialmente, alertar aos homens sobre o câncer de próstata”, reforça João Batista Picoli, secretário municipal de Saúde.
O público teve acesso a orientações sobre o câncer de próstata, coleta para PSA, testes rápidos de glicose, HIV, Sifilis, hepatite B e C além de aferição da pressão arterial, renovação de receitas, avaliação integral (nutricional, odontológica e médica), palestras e outras atividades.
“Foi um evento educativo, informando e orientando quanto à necessidade da prevenção. A mulher já faz a prevenção. Já o homem só procura quando já tem o problema. É necessário prevenir”, enfatiza o secretário municipal de Saúde.
A feira também faz parte do plano de trabalho do Novembro Azul. O prefeito Paulo Joel Ferreira (MDB) esteve na abertura do evento e conversou com a população. “É de obrigação do poder público a prevenção de doenças. Temos uma equipe qualificada e que atua diretamente nas comunidades, UBS e com ações itinerantes”, comenta.
Ferreira comenta ainda da seriedade que o governo trata a saúde pública. “É um compromisso que assumi e estamos executando. A população precisa de qualidade de vida e acesso à uma saúde de qualidade”, reitera.
Aldemio Bergmann, 66, morador de Vila Nova aceitou o convite e participou da feira. “Não costumo fazer exames, vou ao médico só quando não me sinto bem”, revela. Destaca ser importante esse trabalho, principalmente de conscientizar a população. “Estão de parabéns, encaminhei alguns testes rápidos e assim ao menos consigo verificar meu estado de saúde”, observa.
Além dos exames, teve também palestra com Valquiria Pinheiro, do laboratório Madre Agueda e da equipe Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot). A feira teve avaliação positiva. “A comunidade atendeu nosso convite e compareceu em expressivo número”, ressalta Picoli.

Fonte: Sec. da Saúde • Publicada em 03/12/2018, 08:44:21