Notícia » Consórcio debate implantação de Educação Ambiental
Consórcio debate implantação de Educação Ambiental

Projeto busca conscientizar a população dos municípios consorciados - CIPAE-G8

A reunião mensal do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae-G8) ocorreu em Cruzeiro do Sul. Na ocasião foi apresentado projeto para implantação de Educação Ambiental. Conforme o presidente do G8, prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira, o projeto complementa o programa de resíduos sólidos em execução. “É um processo de educação para formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais”, comenta Ferreira. A necessidade do projeto surgiu por indicação do promotor de justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach após visita na área onde é construída a central de triagem do consórcio.
“Estamos executando um projeto de resíduos de R$ 5 milhões que é a construção da central e estrutura nos municípios para recolhimento seletivo. Não adianta o poder público fazer a sua parte se não houver cooperação mutua e para isso precisamos de uma educação ambiental mais efetiva”, reforça o prefeito Paulo Joel. Os prefeitos do consórcio analisam a proposta apresentada em parceria com a Univates, mais ficou definido a implantação do projeto com o início do período escolar em 2019. Estão envolvidos na ação três renomadas professoras, doutora Luciana Turatti, doutora Jane Márcia Mazzarino e mestra Laura Barbieri de Oliveira.
Entre as atividades propostas, construção de conteúdo em folhetos, placas, adesivos e releases. Serão capacitados multiplicadores com curso em quatro módulos envolvendo agentes municipais que formam um comitê permanente. “Queremos envolver as comunidades, escolas, a população em geral nesse processo de conscientização da importância em preservar e cuidar do meio que vivemos”, comenta Ferreira. Integram o Cipae-G8 os municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Fonte: Gabinete do Prefeito • Publicada em 11/09/2018, 15:36:18