Not√≠cia » Cons√≥rcio debate implanta√ß√£o de Educa√ß√£o Ambiental
Consórcio debate implantação de Educação Ambiental

Projeto busca conscientizar a população dos municípios consorciados - CIPAE-G8

A reuni√£o mensal do Cons√≥rcio P√ļblico Intermunicipal para Assuntos Estrat√©gicos do G8 (Cipae-G8) ocorreu em Cruzeiro do Sul. Na ocasi√£o foi apresentado projeto para implanta√ß√£o de Educa√ß√£o Ambiental. Conforme o presidente do G8, prefeito de Boqueir√£o do Le√£o, Paulo Joel Ferreira, o projeto complementa o programa de res√≠duos s√≥lidos em execu√ß√£o. ‚Äú√Č um processo de educa√ß√£o para formar indiv√≠duos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conserva√ß√£o e preserva√ß√£o dos recursos naturais‚ÄĚ, comenta Ferreira. A necessidade do projeto surgiu por indica√ß√£o do promotor de justi√ßa S√©rgio da Fonseca Diefenbach ap√≥s visita na √°rea onde √© constru√≠da a central de triagem do cons√≥rcio.
‚ÄúEstamos executando um projeto de res√≠duos de R$ 5 milh√Ķes que √© a constru√ß√£o da central e estrutura nos munic√≠pios para recolhimento seletivo. N√£o adianta o poder p√ļblico fazer a sua parte se n√£o houver coopera√ß√£o mutua e para isso precisamos de uma educa√ß√£o ambiental mais efetiva‚ÄĚ, refor√ßa o prefeito Paulo Joel. Os prefeitos do cons√≥rcio analisam a proposta apresentada em parceria com a Univates, mais ficou definido a implanta√ß√£o do projeto com o in√≠cio do per√≠odo escolar em 2019. Est√£o envolvidos na a√ß√£o tr√™s renomadas professoras, doutora Luciana Turatti, doutora Jane M√°rcia Mazzarino e mestra Laura Barbieri de Oliveira.
Entre as atividades propostas, constru√ß√£o de conte√ļdo em folhetos, placas, adesivos e releases. Ser√£o capacitados multiplicadores com curso em quatro m√≥dulos envolvendo agentes municipais que formam um comit√™ permanente. ‚ÄúQueremos envolver as comunidades, escolas, a popula√ß√£o em geral nesse processo de conscientiza√ß√£o da import√Ęncia em preservar e cuidar do meio que vivemos‚ÄĚ, comenta Ferreira. Integram o Cipae-G8 os munic√≠pios de Boqueir√£o do Le√£o, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e S√©rio.

Fonte: Gabinete do Prefeito • Publicada em 11/09/2018, 15:36:18